Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

A Origem da Árvore de Natal

ORIGEM DA ÁRVORE DE NATAL



Na antiguidade muito antes do nascimento de Cristo árvores e plantas que ficavam verdes o ano inteiro tinha um significado muito especial, principalmente no inverno. Assim como as pessoas de hoje, os povos antigos enfeitavam com ramos vistosos suas portas e janelas, acreditavam que esses ramos expulsavam bruxas, almas malignas e doenças. No hemisfério norte, essas decorações eram feitas entre os dias 21 e 22. Essa data é chamada de solstício de inverno, que é o dia mais curto e a noite mais longa do ano. Muitos povos antigos acreditavam que só tinha inverno porque o Sol, considerado um Deus, se enfraquecia, e ficava doente. Assim, os ramos verdes eram a lembrança das árvores e plantas que cresciam quando um Deus Sol se tornava forte na primavera. Esses ramos lhes serviam como amuletos durante esse tempo tão ameno. Esses ramos enfeitados deram os primeiros indícios da árvore de Natal. Os antigos romanos também usavam galhos e ramos para decorar os templos no Saturnália, que é um festival em homenagem a Saturno, Deus da agricultura.  Já os cristãos começaram usar árvores coníferas, tinha o significado de vida eterna com Deus.

Não se sabe ao certo quando galhos e pinheiros foram usados como decoração de natal, pela primeira vez, porém acredita-se que essa prática tenha começado há cerca de mil anos no norte da Europa, por ser uma região com abundância em um certo tipo de  pinheiro que já eram penduradas nas residências como decoração.
Mais uma possível origem da árvore de natal pode ter vindo da árvore do paraíso. No calendário da Igreja primitiva de santos o dia 24 de dezembro era dedicado a Adão e Eva, a árvore do paraíso era usada como decoração em encenações medievais nas igrejas nessa data, dessa maneira, a árvore do paraíso representava o Jardim do Éden.

Na cidade de Riga, capital da Letônia, na praça da cidade há uma placa dizendo que no local foi colocada a primeira árvore de Ano Novo, no ano de 1510, a frase está traduzida em oito idiomas.
Além da placa, há uma pintura da Alemanha em 1521, a pintura mostra uma árvore sendo levada pelas ruas, logo atrás, um homem montado no cavalo, vestido como bispo (possivelmente relacionado a São Nicolau, Santo relacionado com o Papai Noel).

A popularização da árvore de Natal só aconteceu com intensidade em 1846,quando alguns membros da realeza, a Rainha Victória e seus príncipe alemão, Albert, foram ilustrados em uma imagem num jornal ,  eles e seus filhos ao redor de uma árvore de Natal.
Diferente de seus anteriores, a rainha Victória era muito popular entre seus súditos, logo essa moda se espalhou em toda Grã-Betânia, e depois nos países de língua inglesa, e no resto do  mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário