Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Menu Mitologia: Wendigo

WENDIGO

1. O que é

Wendigo é uma criatura mitológica, nativa das lendas Algonquian (Tribos indígenas norte-americanas), trata-se de um espírito canibal, que pode se transformar em humano ou possuir um.

A lenda também se aplica à pessoas praticantes do canibalismo: Uma pessoa canibal pode, eventualmente, se transformar em um Wendigo também.

Nas lendas tribais, a descrição da criatura varia demais, já que, segundo os indígenas, ele é muito rápido e é difícil descrevê-lo com detalhes. Mas o mais certo é que ele seja muito alto, muito, muito magro, por estar sempre com fome, com braços e pernas longos, e, em alguns casos, com um cabelo branco, ralo e sangrento. Possui garras afiadas nas mãos e nos pés, e possui dentes pontudos e amarelos. Muitas vezes possui sangue na boca, e sua língua é azulada. Os olhos variam do vermelho ao amarelo. Se trata de um espírito cruel e canibal, que possui grande poder espiritual, e que a presença dele é relacionada com o frio, que traz fome e desespero.

Eis uma rápida descrição de um Wendigo retirada de um professor da tribo Ojibwa:
O Wendigo era magro ao ponto de parecer doente, sua pele seca esticava-se sobre seus ossos. Com seus ossos sendo empurrados para fora da pele, sua tez cinza como a morte, e seus olhos afundados nas órbitas, o Wendigo parecia um esqueleto muito magro, recentemente desenterrado da cova. O que pareciam ser seus lábios estavam rachados e sangrentos [...] Impuro e sofrendo das feridas de sua carne, o Wendigo exalava um cheiro estranho de deterioração e decomposição, de morte e corrupção.
2. A caça

Como o Wendigo está sempre com fome, constantemente ele persegue humanos para alimentar-se da carne deles. Ele caça qualquer tipo de pessoa, embora tenha preferências em cada uma delas: Das crianças, ele prefere a gordura, das mulheres, a pele, dos homens, os músculos, e dos velhos, os ossos.

Ele também tem o costume de "armazenar" vítimas vivas, por causa dos lugares onde ele vive, com invernos longos e rigorosos, o Wendigo também guarda restos das pessoas que já comeu.

Ele é muito rápido, possui sentidos e força muito apurados, e é difícil de ser derrotado. Ele pode enxergar no escuro, e tem um olfato poderosíssimo, que localiza a vítima em distâncias longas, podendo seguí-la durante um bom tempo. É praticamente impossível conseguir fugir dele com êxito, uma vez que você se tornar a presa.

Suas garras são tão afiadas que conseguem decapitar um homem, e cortam a carne humana com grande facilidade. O mesmo para os seus dentes, com uma mordida tão forte capaz de quebrar ossos.

O Wendigo ainda é capaz de se mover com uma leveza impressionante, não deixando um som sequer denunciar sua presença. Se ele quiser que a vítima venha diretamente para ele, o Wendigo é capaz de imitar a voz humana, reproduzindo choros e pedidos de ajuda com perfeição.

Como se não bastasse, o Wendigo ainda é capaz de espalhar uma espécie de doença conhecida como Febre Wendigo (Wendigo Fever). Ele libera um odor para a vítma, que só ela pode sentir, depois, a pessoa que inalou aquele cheiro, a pessoa começa a ter terríveis pesadelos à noite e, ao acordar, começa a sentir uma dor lancinante nas pernas e nos braços, que se torna tão intensa que a pessoa se vê forçada a correr para a floresta (???) gritando de modo alucinado, e retirando suas roupas ao longo do caminho. As pessoas infectadas com a febre jamais voltam (As raras exceções revelaram pessoas que acabaram loucas por causa do acontecimento, e de um provável encontro com um Wendigo), e muitos acreditam que elas acabem sendo devoradas por um Wendigo.

O Wendigo enfrenta qualquer coisa quando ele está faminto, ele quebra árvores e mata animais enquanto caça. Algumas lendas sugerem que tempestades de neve e tornados são sinais de um Wendigo caçando.

Ele vive em florestas, mais especificamente em cavernas e cabines (aquelas onde vivem os guardas florestais).

3. O Wendigo na Criptozoologia

Embora poucos, já ocorreram avistamentos de Wendigos em alguns lugares. Alguns mais "céticos" com relação à existência do ser, acreditam que ele é confundido com o Pé-Grande ou como Yéti (Abominável Homem das Neves), e que não seria uma criatura nova.

O local mais frequente para esses encontros seria Ontário, no Canadá, também conhecida como "A Capital do Wendigo", sendo visitada anualmente por entusiastas e pesquisadores.
Lá existem áreas que serviram de palco para avistamentos e alguns incidentes, tanto que há três lugares que ganharam o nome da criatura! São eles a Caverna do Wendigo, o Rio Wendigo e o Lago Wendigo, três pontos mais famosos por serem considerados a casa dele. Alguns dizem que ele consegue viver em praticamente todo o território do Canadá (Lembrando que é o segundo maior país do mundo!)

4. Proteção

Para se proteger de um Wendigo (Oras, nunca se sabe se você vai acampar lá pro Canadá e dar de cara com um!!), existem amuletos que dizem afastar a criatura de quem os usar. Tampões ou fones de ouvido ajudam a proteger a vítima dos sons que ele produz para atraí-la.

Mas o que realmente mataria um Wendigo - segundo as lendas - seriam balas ou armas feitas de prata, como facas. Elas causam uma dor tremenda no bicho, podendo levá-lo à morte. Uma faca direta no coração congelado da criatura a mataria instantâneamente. Os pedaços do coração dele devem ser colocados em uma caixa de prata e enterrados em um solo sagrado (De cemitério ou igreja).

O corpo do Wendigo deve ser desmembrado com um machado de prata e descartado em áreas remotas (No fundo do mar ou em falhas geológicas, por exemplo) e separadamente. Se nada disso for feito, o Wendigo ressucitará, e obviamente caçará aquele que o matou. (...Prefiro não ir à floresta!)

5. O Wendigo na Mídia

Quer conhecer mais sobre o Wendigo? Além de pagar uma visitinha à Ontário e ver de perto os locais onde ele pode ter aparecido (e correr riscos...), você também pode conferir mais da criatura em ação em vários filmes, séries e quadrinhos.

Os mais famosos são:

- Uma história publicada em 1910, chamada Wendigo, escrita por Algernon Blackwood.
- O filme Wendigo, de 2001
- O episódio 01x02 - Wendigo, da série Supernatural. (Foto do post)
- O livro Cemitério Maldito, de Stephen King
- A história em quadrinhos produzida pela Marvel Comics, intitulada Wendigo. 

O Podcast Depois do apocalipse tem esse interessante episódio sobre o WENDIGO convido os amigos da Arcanoteca a conhecerem:


5 comentários:

  1. until dawn tem wendigos -é um jogo- na vdd o jogo é sobre eles
    eles tao numa casa nas montanhas ai aparece os wendigos
    eles sao magrelos cm ta falando ai e tem garras e dentes afiadas e poderosos. teve uma cena q tem algm chorando no armario e vc pd ir ver quem é e um wendigo mata a personagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica, assim que possível com certeza veremos.

      Excluir
  2. O Jogo de RPG Lobisomem: O Apocalipse tem uma tribo de lobisomens chamada Wendigo, ligados a nativos norte-americanos.

    ResponderExcluir
  3. A primeira coisa que eu vi foi um homem "caindo encima de mim, ele é todo preto, deformado, como se estive derretendo
    E depois eu ouvi vozes, elas me chamavam pelo meu primeiro nome, *laila..*
    E as vozes indistinguíveis junto com essas continuavam, depois eu ouvi rosnados vindo de baixo, e parecia que tinha alguém querendo pegar, ele estava em baixo de alguma coisa
    Eu ouvia sons, sons que não pareciam ser desse universo

    Eu ouvi gritos, gritos muitos altos, gritos de acudo, eu vi uma "pessoa" mastigando ossos, ele era muito alto e com pele cinza, tinha dentes afiados

    Mandei essa mensagem pro meu namorado, pesquisei na internet e cheguei aqui, foi... foi exatamente isso que eu vi
    Era o wendigo, e ele estava me perseguindo, foi depois disso que eu tive certeza que podia ver espiritos
    Não é a primeira coisa sobrenatural que acontece comigo...

    ResponderExcluir