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quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Menu Mitologia: Rangi e Papá

RANGI E PAPÁ



Na mitologia maori, o casal primitivo Rangi e Papa (ou Ranginui e Papatūānuku ) aparece em um mito de criação explicando a origem do mundo (embora existam muitas versões diferentes). Em alguns dialetos da Ilha do Sul , Rangi se chama Raki ou Rakinui.

Ranginui e Papatūānuku são os pais primordiais, o pai do céu e a mãe da terra que ficam presos em um apertado abraço. Eles têm muitas crianças, todos são homens, que são forçados a viver na escuridão apertada entre eles. Essas crianças crescem e discutem entre si o que seria viver na luz. Tūmatauenga , o mais feroz das crianças, propõe que a melhor solução para sua situação seja matar seus pais (Gray 1956: 2).

Mas seu irmão Tāne discorda, sugerindo que é melhor separá-los, deixar Ranginui como um estranho para eles no céu acima, enquanto Papatūānuku permanecerá abaixo para alimentá-los. Os outros colocam seus planos em ação - Rongo , o deus da comida cultivada, tenta afastar seus pais, então Tangaroa , o deus do mar e seu irmão Haumia-tiketike, o deus da comida selvagem, junte-se a ele. Apesar de seus esforços conjuntos, Rangi e Papa permanecem juntos em seu amoroso abraço.

Depois de muitas tentativas Tāne, deus das florestas e dos pássaros, separa seus pais. Em vez de ficar de pé e empurrando com as mãos enquanto os irmãos o fizeram, ele deitou de costas e empurra as pernas fortes. Esticando cada tendão Tāne empurra e empurra até, com gritos de tristeza e surpresa, Ranginui e Papatūānuku foram separados (Grey 1956: 2-3, Biggs 1966: 448).




E assim as crianças de Ranginui e Papatūanuku vêem a luz e têm espaço para se mudar pela primeira vez. Enquanto as outras crianças concordaram com a separação Tāwhirimātea, o deus das tempestades e dos ventos, está irritado que os pais tenham sido despedaçados. Ele não pode suportar ouvir os gritos de seus pais nem ver as lágrimas de Ranginui quando estão separados, ele promete a seus irmãos que, doravante, terão que lidar com sua raiva. Ele voa para se juntar a Rangi e há cuidadosamente promove seus próprios filhos que incluem os ventos, um dos quais é enviado para cada quarto da bússola.

Para combater seus irmãos, Tāwhirimātea reúne um exército de seus filhos - ventos e nuvens de diferentes tipos, incluindo torres ferozes, turbilhões, nuvens sombrias, nuvens ardentes, nuvens de furacões e nuvens de tempestade, chuva e névoas. Como esses ventos mostram o seu poder, a poeira voa e as grandes árvores da floresta de Tāne são esmagadas sob o ataque e caem no chão, alimentos para decadência e para insetos (Gray 1956: 3-6, Tregear 1891: 54,

Então Tāwhirimātea ataca os oceanos e as ondas enormes se elevam, os redemoinhos se formam, e Tangaroa, o deus do mar, foge em pânico. Punga , um filho de Tangaroa, tem dois filhos, Ikatere pai de peixe e Tu-te-wehiwehi (ou Tu-te-wanawana) o antepassado de répteis . Aterrorizado pelo ataque de Tāwhirimātea, o peixe procura abrigo no mar e os répteis nas florestas. Desde que Tangaroa ficou bravo com Tāne por dar refúgio a seus filhos fugitivos. Por isso, Tāne fornece aos descendentes de Tūmatauenga canoas, anzóis e redes para pegar os descendentes de Tangaroa. Tangaroa retaliates inundando canoas e varrendo casas, terras e árvores que são lavadas para o mar em inundações (Gray 1971: 5-6).




Tāwhirimātea ataca seus irmãos Rongo e Haumia-tiketike, os deuses de alimentos cultivados e não cultivados. Rongo e Haumia estão com grande medo de Tāwhirimātea, mas, ao atacá-los, Papatūānuku determina mantê-los para seus outros filhos e os esconde tão bem que Tāwhirimātea não pode encontrá-los. Então Tāwhirimātea liga seu irmão Tūmatauenga. Ele usa todas as suas forças, mas Tūmatauenga fica rápido e Tāwhirimatea não pode prevalecer contra ele. Tū (ou espécie humana) é rápido e, finalmente, a ira dos deuses diminuiu e a paz prevaleceu.

Tū pensou sobre as ações de Tāne em separar seus pais e fazer armadilhas para pegar os pássaros, os filhos de Tāne que não podiam mais voar livre. Ele então criou redes de plantas florestais e as molda no mar para que as crianças de Tangaroa logo se debruçam em montes na costa. Ele fez enxadas para cavar o chão, capturando seus irmãos Rongo e Haumia-tiketike, onde eles se esconderam de Tāwhirimātea no seio da mãe da terra e, reconhecendo-os pelos longos cabelos que permanecem acima da superfície da terra, ele os arranca e ajunta-los em cestas para serem comidas. Então Tūmatauenga come todos os seus irmãos para reembolsá-los por sua covardia; o único irmão que Tūmatauenga não subjuga é Tāwhirimātea, cujas tempestades e furacões atacam a humanidade até hoje (Gray 1971: 7-10, Biggs 1966: 449).

Havia mais um filho de Ranginui e Papatūānuku que nunca nasceu e ainda vive na barriga de Papatūanuku. Sempre que esta criança está chutando, a terra treme e causa um terremoto. Rūaumoko é o nome dele e ele é o Deus dos terremotos e dos vulcões.

Tâne procurou corpos celestes como luzes para que seu pai estivesse bem vestido. Ele obteve as estrelas e as atirou, juntamente com a lua e o sol. Finalmente, Ranginui ficou bonito (Orbell 1998: 145). Ranginui e Papatūanuku continuam a sofrer um com o outro até hoje. As lágrimas de Ranginui caem em direção a Papatūanuku para mostrar o quanto ele a ama. Às vezes, Papatūanuku ergue-se e afasta-se e quase se separa para chegar novamente a seu parceiro amado, mas é inútil. Quando a névoa sobe das florestas, estes são os suspiros de Papatūānuku, já que o calor de seu corpo anseia por Ranginui e continua a cultivar a humanidade (Gray 1956: 11).

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