Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Menu Artigos: A Tortura do Pente de Ferro

A TORTURA DO PENTE DE FERRO ( Pecten Ferrum) 

A terrivel e mais cruel e desumana das torturas empregadas na Idade Antiga, era a tortura do pente de ferro. 
No antigo Imperio Romano era o suplicio aplicado aos rebeldes, conspiradores e aos cristaos, como forma de punicao. E servia como exemplo para os que ameacavam e desafiavam o poder de Roma. 
Esse tipo de tortura consistia em descarnar até os ossos o condenado, ainda vivo. Os pentes de ferro despedacavam a vitima até a morte. Possuia dentes afiadissimos. 
Era uma morte lenta e cruel. 
Ninguem sobrevivia a esse tamanho suplicio. Muito semelhante a tortura do esfolamento porem os pentes de ferro, alem de arrancar o couro também dilaceravam a carne de suas vitimas. 


FUNDAÇÃO DO CATOLICISMO 

No seculo 4 d. C. o imperador Constantino, atraves de um Edito da liberdade de culto aos cristaos que eram perseguidos pelo Imperio Romano. E depois realizou o famoso Concilio de Niceia, onde foram convocados todos os lideres, de todas as comunidades cristas do Imperio ( igrejas ). Nesse Concilio foi feita a ORTODOXIA ( que significa: o que é correto ). Ali foram definidos, como CORRETOS, os livros da Biblia, a doutrina e os dogmas, que todas as comunidades cristas deveriam seguir. 

E assim por Decreto Imperial, Constantino instituiu a IGREJA CATÓLICA ROMANA, unificando assim todos os grupos cristaos. 
O objetivo de tudo isso era meramente político e economico. 
Constantino precisava do apoio do povo. E agradando as massas teria o apoio delas. E a religiao sería o instrumento de unificacao e controle do povo do Imperador. E atraves da religiao Roma adquiriu mais impostos. E assim Constantino cooptou mais poder. Ele foi visto como sendo um "predestinado" por Deus pelos cristaos. 

Depois veio o Imperador Teodosio que oficializou a Igreja Catolica como religiao do Estado. Nascia a TEOCRACIA CRISTA. E todos aqueles que tinham doutrinas diferentes da religiao oficial e estabelecida, eram considerados HEREGES. E eram perseguidos pela Igreja. Agora eram cristaos perseguindo cristaos. 

A INQUISICAO CATÓLICA 



O Concilio de Niceia e a formacao de uma teocracia ( Estado ligado a religiao) foram as bases para a instituicao do TRIBUNAL DO SANTO OFICIO e da INQUISICAO. 
E os primordios da Inquisicao comecam em Roma, no governo de Teodosio. Com a perseguicao das HERESIAS ( doutrinas diferentes da doutrina católica pre- estabelecida ).
E por volta do seculo 12 sao instituidos de fato a Inquisicao e o Tribunal do Santo Oficio. E que durou até o seculo 19! Está oficializado entao o regime de terror, com perseguicoes, prisoes, torturas, execucoes, censura e proscricoes, contra hereges, bruxas, homossexuais, judeus, árabes e pagaos. E foram aplicados todos os tipos de torturas e punicoes. 

E entre as piores torturas esta a tortura dos pentes de ferro. Sendo que dessa vez sao os cristaos que estao usando contra os pagaos, judeus, homossexuais, islámicos( arabes e turcos) bruxas etc. E até mesmo contra outros cristaos. 
Roma perseguiu o cristianismo. 
Depois o mesmo se torna o seu aliado E sob a egide de Roma que lhe confere todo o poder, o cristianismo de perseguido passa a ser perseguidor. 

O Pecten Ferrum ( Pente de Ferro )
Antigo instrumento de tortura e punicao 

Um comentário:

  1. Apenas mais um dos muitos instrumentos crueis que a mente humana deteriorada inventava para resolver problemas que deveriam ser resolvidos pela concórdia e ao mesmo tempo equacionar suas angústias por viver num ambiente social que ainda não compreendiam e e não sabiam administrar

    ResponderExcluir