quinta-feira, 7 de julho de 2016

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MIKO

No xintoismo, uma miko trata-se de uma dama do santuário, uma virgem consagrada, uma xamã ou uma sacerdotisa. Elas são treinadas para a vida e devoção no santuário realizando todas as tarefas, desde a limpeza a sagrada dança Kagura. Seu traje tradicional e composto de um hakama vermelho (calças longas), ou uma songa saia vermelha sobreposto por um kimono branco ammarado com um laço também branco, algumas fitas de cabelo também brancas ou vermelhas. 

As ferramentas tradicionais de uma miko incluem, o Azusayumi (arco), o Tamagushi (ramo) e o  gehōbako (caixa tradicional que contém bonecas, animais e crânios humanos juntamente com contas de oração xintoísta. 

As mikos são  conhecidas por terem poderes de adivinhação e também por serem capazes de exorcisar espiritos maus purificando a energia deles.  A posição de uma xamã passado de geração em geração, mas às vezes alguém não diretamente descendente de um xamã foi voluntária em treinamento ou foi nomeado pelos chefes de aldeia. Para conseguir isso, uma pessoa tinha que ter algum potencial. Várias características poderia ser visto como um sinal de que uma pessoa foi chamado para com o xamanismo: neurose, alucinações, comportamento incomum e histeria. Essas condições ainda são referidos como 'doenças xamânicas' .


Para se tornar um xamã, a menina (ainda em tenra idade, principalmente após o início do ciclo menstrual) teve que passar por um treinamento muito intensivo específico para o Kuchiyose miko . [25] Um reconheceu xamã mais velho, que poderia ser um membro da família ( como uma tia) de um membro da tribo, iria ensinar a menina em treinar as técnicas necessárias para estar no controle de seu estado de transe. Isso seria feito por rituais, incluindo lavagens com água fria, purificação regular, abstinência e da observação dos tabus comuns, como morte, doença e sangue. Ela também iria estudar como se comunicar com kami e espíritos dos mortos, como um meio, por ser possuído por aqueles espíritos. Isto foi conseguido através do canto e dança, melodias, assim, portanto, a menina foi ensinado e entonações que foram usadas nas canções, orações e fórmulas mágicas, apoiadas por cilindro e cascavéis.

Outros atributos utilizados para rituais eram espelhos (para atrair o kami) e espadas ( katana ). Ela também necessário o conhecimento dos vários nomes dos kamis que eram importantes para o seu centro, bem como a sua função. Finalmente ela aprendeu uma linguagem secreta, conhecida apenas por insiders (outros xamãs da tribo) e assim descobriu os segredos da leitura da sorte e fórmulas mágicas. Após o treinamento, o que poderia levar de três a sete anos, a menina iria levá-la rito de iniciação para se tornar um verdadeiro xamã. Esta cerimónia mística foi testemunhado por seu mentor, outros mais velhos e companheiros xamãs. A menina usava uma mortalha branca como um símbolo para o fim de sua vida anterior. Os mais velhos começaram a cantar e depois de um tempo a menina começou a tremer. Em seguida, seu mentor iria pedir a garota que kami ela possuía e, portanto, ela iria servir. Assim que ela respondeu, o mentor jogaria um bolo de arroz em seu rosto, fazendo com que a menina desmaiar. Os anciãos iria trazer a menina para uma cama quente e mantê-la aquecida até que ela acordou. Quando todo o calvário acabou e a menina tinha acordado, ela foi autorizada a usar um vestido de casamento belamente colorido e executar a tradição correspondente do brinde do casamento.

A semelhança de uma cerimônia de casamento como o rito de iniciação sugere que o estagiário, ainda é virgem, tinha-se tornado a noiva do kami ela serviu (isso é chamado de Tamayori Hime玉依姫). Durante seu transe, disse kami havia solicitado a menina para seu santuário. Em algumas áreas do Japão que tinha que trazer um pote cheio de arroz ( meshibitsu ) e uma panela. Um velho, desde há muito abandonado, a prática era a relação sexual com um sacerdote xintoísta, que representaria o kami. Como resultado desta ligação, o xamã teria o kami baby ( Mikogami御子神).

Em alguns casos, as meninas ou mulheres foram visitados durante a noite por um espírito itinerante ( Marebito稀人). Após esta visita a mulher fez sua nova posição de ser possuído por um kami conhecido para o resto da sua aldeia, colocando, uma seta penas brancas no telhado de sua casa.

A tradição das mikos remonta a pré história da era Jomon no Japão quando sacerdotisas e xamãs do sexo feminino entravam em transe e transmitiam as palavras dos deuses (kami) ao povo, são comparáveis as pitonisa ou sibila na grécia antiga. No inicio as Mikos eram uma figura social importante que estavam diretamente associadas a classe dominta. Além de suas atribuições religiosas as mikos realizavam uma série de funções politicas. 

Durante o período Nara (710-794) o governo começou a controlar o poder e as praticas dos santuários e das mikos. E durante  o periodo feudal Kamakura (1185 e 1333) quando o japão foi controlado pelo Xogum  as mikos foram forçadas a uma vida de mendicância como os santuários e templos o que lhes proporcionou a falência. 

A pratica existe até hoje mas as Mikos modernas são como um parente distante de sua irmã xamânica pré-moderna, ela é, provavelmente, um estudante universitária a recolher um salário modesto nesta posição a tempo parcial, onde elas ajudam com funções Santuário, executam danças cerimoniais, oferecem omikuji adivinhação, e vendem souvenirs.

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