quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Menu Mitologia Oriental: Zhong Kui

ZHONG KUI



Zhong Kui ( chinês : 鍾 馗 ; pinyin : Zhōng Kuí ; Wade-Giles : Chung Kwei ) é uma figura da mitologia chinesa . Considerado tradicionalmente como um dominador de fantasmas e maus espíritos, e capaz de comandar 80 mil demônios, sua imagem é muitas vezes pintada em portas domésticas como espírito guardião, bem como em locais de negócios em que bens de alto valor estão envolvidos.

De acordo com o folclore, Zhong Kui viajou com Du Ping (杜平), um amigo de sua cidade natal, para participar dos exames imperiais na capital. Embora Zhong Kui tenha obtido honras máximas nos exames e até mesmo sido considerado um prodígio, seu título de "zhuangyuan" (conselheiro) foi despojado pelo imperador por causa de sua aparência ser considerada inadequada para a corte (ele era muito feio e muito gordo). Com raiva, Zhong Kui cometeu suicídio nos degraus do palácio, batendo com a cabeça contra o portão do palácio até que sua cabeça estivesse quebrada. Du Ping que fora testemunha do sofrimento de seu amigo tratou de seu enterro. 

Durante seu julgamento, no mundo inferior o Rei Yama viu o potencial em Zhong Kui. Inteligente o suficiente para marcar as principais honras nos exames imperiais, mas condenado ao mundo inferior porque cometeu suicídio. O Rei Yama em sua sabedoria então concedeu-lhe o título, de rei dos fantasmas dando-lhe poder para sempre caçar, capturar, manter e ordenar todos fantasmas e o controle sobre uma oste de vários demônios. 

Depois que Zhong Kui se tornou rei dos fantasmas, ele voltou para sua cidade natal na véspera de Ano Novo chinês . Para pagar a gentileza do seu amigo Du Ping, Zhong Kui ofereceu a mão de sua irmã mais nova em casamento com Du Ping.

A popularidade de Zhong Kui no folclore pode ser atribuída ao reinado do imperador Xuanzong de Tang China (712 a 756). De acordo com fontes da Dinastia Song , uma vez que o imperador Xuanzong estava gravemente doente. Ele teve um sonho no qual ele viu dois fantasmas. O menor dos fantasmas roubou uma bolsa do consorte imperial Yang Guifei e uma flauta pertencente ao imperador. O fantasma maior, vestindo o chapéu de um oficial, capturou o fantasma menor, rasgou lhe o olho e comeu. 

Ele então se apresentou como Zhong Kui. Ele disse que jurou livrar o império do mal. Quando o imperador acordou, ele se recuperou de sua doença. Então, ele contratou o pintor Wu Daozipara produzir uma imagem de Zhong Kui para mostrar aos funcionários. Isso foi de grande influente para as recentes representações de Zhong Kui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário