LEDA e o CISNE
Leda (em grego: Λήδα), na mitologia grega, era rainha de Esparta, esposa de Tíndaro. Certa vez, Zeus transformou-se em um cisne e seduziu-a. Dessa união, Leda chocou dois ovos, e deles nasceram Clitemnestra, Helena, Castor e Pólux. Helena e Pólux eram filhos de Zeus, mas Tíndaro os adotou, tratando-os como filhos de sangue.
Seu pai era Téstio, filho de Ares e Demonice, filha de Agenor, filho de Pleuron; sua mãe era Eurythemis, filha de Cleoboea. Seus pais tiveram vários filhos, dentre os quais destaca-se Althaea, casada com Eneu, rei de Calidão, que foram os pais de Dejanira, esposa de Héracles.
Mito:
Segundo a mitologia grega, Leda era uma jovem e bela princesa, recém-casada com Tíndaro, herdeiro do reino de Esparta.
Certa vez, Zeus ia a caminho da cidade de Troia, vê Leda deitada na relva e passa a contemplá-la de longe. Temendo ser repelido pela jovem casada ou que ela se assustasse, Zeus, deus dos deuses, converte-se em um cisne imenso e de bela plumagem para poder cortejar a princesa.
Ao ver o belo cisne se aproximando, Leda senta-se e começa a observá-lo. Diante dos olhos da princesa, o cisne começa a mover suas belas plumas com grande excitação, movimenta seu corpo em uma dança de vai e vem que mostra seu desejo, soando sua voz delicada, emitindo sinais de atração e paixão. Leda estava fascinada, o cisne aproximou-se mais e começou a tocá-la e acariciá-la com suas plumas e seu longo pescoço.
Excitada, Leda deitou-se novamente na relva e aguardou que o cisne se deitasse sobre ela, e então se amaram.
Outra versão:
Zeus, fascinado com a beleza desta jovem, desejou unir-se a ela, mesmo sabendo que não seria aceito. Assim, assumiu a forma de um belo cisne. Aproximou-se de Leda quando ela se banhava num rio. A jovem põs o animal no colo e acariciou-o.
Meses depois, Leda cai contraída de dor e percebe que do seu ventre haviam saído dois ovos. Do primeiro, nascem Castor e Helena, do segundo, Pólux e Clitemnestra. Em cada ovo um filho de Zeus, Helena e Pólux, imortais. Os outros dois irmãos, filhos de Tíndaro, eram mortais como qualquer ser humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário