terça-feira, 18 de outubro de 2016

Menu Mitos e Lendas: O homem Sombra

O HOMEM SOMBRA (SHADOWMAN)

O Shadow Man (Homem Sombra) é conhecido em algumas regiões como o "homem da capa preta" e no Brasil costuma também ser chamado de "exu" que é uma entidade das religiões de matriz africana, sendo que em alguns casos ele é um ser neutro entre o bem e o mal e é guardião de cemitérios e portas sagradas. Há relatos de pessoas que o viram em cemitérios durante enterros de parentes ou amigos, sendo que essa figura aparecia ao longe dando quase a impressão de ser um desenho animado ou uma produção cinematográfica de tão surpreendente.

Vultos de homens vestidos de preto usando chapéus, e que em algumas vezes também são vistos de capa, parecendo-se com sombras, fazem parte de um fenômeno sobrenatural já relatado por indivíduos ao redor do mundo.

Quem o viu de perto, em inúmeros casos, o descreve com mais de 2m de altura, com um olhar duro e sem expressão. A maioria destes relatos os descrevem também como silhuetas negras de seres humanoides, sendo que em alguns avistamentos estão "sem rosto", ou com uma face parecida com a de bonecos de cera, pálidos e sem expressão. Também existem comentários de que seus olhos, quando os possuem, são vermelhos, cor de fogo ou amarelados. Em outras situações dizem que não possuem massa, variando sua forma entre o bidimensional a formas vaporosas e errantes.

Seus movimentos são geralmente descritos como sendo muito, ou extremamente rápidos e sem coordenação, ou mesmo do tipo "gelatinoso”, pois em alguns relatos constam que eles se movem lentamente como um tipo de geleia ou líquido viscoso e então rapidamente “voam” para outra parte do ambiente. Alguns relatos afirmam que estes vultos movem-se no que parece ser uma dança, que geralmente envolve ir de uma parede a outra em movimentos muito rápidos.

Observadores destes supostos seres costumam relatar que eles são percebidos primeiro através da visão periférica e que quando percebem que o contato direto foi estabelecido rapidamente desintegram-se ou fogem do campo de foco do observador. Mesmo assim, uma grande parte dos relatos também afirma que estes seres aparecem no foco central da visão humana, aparecendo muito perto do observador e permanecendo por muitos segundos antes de desaparecerem.

Alguns indivíduos já afirmaram terem sido ameaçados, perseguidos ou mesmo (muito raramente) terem sido vítimas de violência física e mesmo sexual, supostamente causadas por estas estranhas criaturas.

Estes avistamentos vêm sendo relatados no mundo todo desde tempos muito antigos. São tópicos frequentes em programas de rádio, revistas e jornais com temática espiritualista e durante os anos 90 o assunto recebeu uma grande atenção da mídia especializada. O termo “homem sombra” foi cunhado, possivelmente, em 1953 no programa de rádio americano “Salão do Fantástico”. Ainda assim, relatos de seres que se encaixam na descrição de “Homens Sombra” estão gravados na literatura já ha séculos.



Os relatos mais consistentes descrevem um sentimento de pavor associado à presença do fenômeno e também que os animais reagem à aparição com medo e hostilidade.

Estes “seres das sombras” são conhecidos por moverem-se com grande velocidade e por terem a capacidade de atravessar a matéria sólida. Suas formas são descritas como não dotadas de traços humanos genéricos, mas apenas apresentando a silhueta de uma pessoa alta e magra. Estes seres também são conhecidos por aparecerem algumas vezes em reflexos no espelho, em quartos durante a noite, e em ruas escuras e desertas, geralmente em locais afastados.

Sua verdadeira essência é discutida de acordo com a crença de cada religião. Alguns dizem que ele é o próprio demônio que vem atormentar determinadas pessoas, os espíritas dizem que ele é um espírito errante que está preso na terra com o objetivo de cumprir uma missão específica e desconhecida por nós, e outros dizem que ele é de outra dimensão, paralela à nossa.

Qual seria a verdade? Isso realmente ninguém sabe, mas o que é notório é a sua visita às altas horas da noite e da madrugada, pegando de surpresa os menos avisados, gerando terror e pavor a todos aqueles que veem sua presença.

Fonte: Portal dos Mitos


2 comentários:

  1. Vamos lá..

    Na época estava começando com a minha aventura espiritual,por causa dpaquela fase que passamos , haaaá de onde eu vim?!, qual sentido da vida?, se existe vida em outros planetas??... Em fim!
    Certo dia comecei a ler um livro escrito por Allan Kardec, não me recordo o nome..
    "Se alguém souber o nome, por favor me diga!"
    Voltando ao assunto;
    ..Esse livro contava experiência de pessoas que com a prática do exercício era possível sair do corpo e com essa proeza você conseguiria maravilhas.
    No livro ensinava o exercício certo para tal experiência que eu estava preste a realizar, estava dando mais uma olhada nas histórias que as pessoas escreveram de suas experiencias, depois li sobre o exercício, como se realizava, pra nada dar errado..eu já estava louca pra aprender essa ciência
    e saber né! Se era de fato e de verdade tal's relatos, então comecei a exercitar o passo a passo , comecei pelo silêncio, depois fui calando a minha mente e cheguei ao posicionamento das mãos.
    Comecei a me concentrar várias vezes e nada acontecia.. , na verdade curou minha insonia..rs, porque eu dormia à beça!
    ... Até que um dia eu comecei a sentir minha alma deslocar do corpo, isso me deu muito medo, sensação não muito boa e sem controle!!
    Comecei a sair pelas minhas costas, eu sentir minha almas saindo do meu corpo pelas costas, e eu tentando abrir o olho, tentando abrir o olho, tentando me mexer, haaaaá!!, cada vez mais sentir minha alma deixando meu corpo, sentir meus braços e perna se juntando pra cima e saindo pelas minhas costas, meu Deus que desespero , de repente consegui abri o olho mas ainda estava no transe, eu vi o homem sentado na beira da minha cama, de chapelão e tinha um enorme saco, eu via ele, era feito de sombra bem preta!
    Eu abri o olho, ele virou a cabeça pra mim..
    Eu fiquei desesperada, porque eu tava vendo tudo.. Ele virou a cabeça pra frente e continuou tirando coisas .
    Quando olhei pro meu corpo ele estava realmente saindo pelos estrados da cama, o homem puxava coisas pretas de mim e colocava no saco e eu continuei escorregar pelas minhas costas sem mexer nenhuma parte do meu corpo.
    Essa situação acho que durou bom tempo, até aquela sombra termina-se seu trabalho de pegar coisas de mim e guarda no saco.
    Eu, ainda paralisada e sentindo minha alma Sair bem lentamente ,desesperada tentando acordar, (na época eu não sabia bem o que era, li por pouco tempo e já fui praticando) e ainda fiquei assim sem consegui acordar até aquele homem se levantar e ir arrastando o saco embora.
    O engraçado que ele não desapareceu, ele saiu do meu quarto e foi caminhando para porta de saída da casa, não continuei o processo de sair do corpo pois eu estava com medo então nesse dia quis voltar, pois estava muito estranho do normal, o livro relatava uma outra vivência, e ainda não tinha pesquisado sobre!
    Comecei a me esforça pra voltar, e consegui abrir o olho de verdade, eu estava na mesma posição inicial, estava muito suada e meus pés estavam gelados, e com muito calor , eu levantei pra beber Água e passei a madrugada todinha com medo de voltar a dormir, então fiquei vendo televisão até as 5 da manhã e depois fui dormir...
    depois fiz várias outras .. Se gostarem desse , eu relato as outras experiências que tive, muito assustadora mas dá pra continuar fazendo e se acostumando ...
    Então gente vou deixar aqui para vocês..
    Eu pesquisei na internet até achar a imagem da sombra do homem que foi no meu quarto, vou deixar aqui para vocês verem!

    Bdck.

    ResponderExcluir
  2. Já vi duas vezes. A segunda foi me marcou bastante. Estava na casa da minha ex sogra num sábado pela manhã misturando massa de cimento na porta. A casa dela tem uma frente ampla com dois portões sendo um grande e outro pequeno e fica numa rua sem saída. Pois bem estava eu lá quando sinto alguém me observando e olho para o portão menor estava lá um ser de uns 2,5 de altura com uma capa preta e um chapéu que parecia ser uma cartola. Ele virou pra mim com um rosto sem olho, boca ou nariz. Fui ao seu encontro e ele entrou na área da casa acelerado. Quando passou para o lado da casa ele fez um movimento rápido de um lado para o outro e desapareceu. Logo após minha ex e meu filho vinham chegando e nada viram

    ResponderExcluir