O SUPLÍCIO DE TÂNTALO
Rei, rico e famoso em Sípilo, filho de Zeus e amigo dos deuses esse era Tântalo. Ele convivia com os deuses e sempre era convidado ao Olimpo para comer com os deuses. Porem a vaidade foi a sua perdição. Revelou os segredos dos deuses aos mortais. Roubou o néctar e a ambrósia dos deuses, que entregou aos mortais. Escondeu um cão de outro deus em Creta.
Era casado com Dione e tinha três filhos: Níobe, Dascilo e Pélops.
Tântalo, julgou que também era um deus poderoso e convidou os deuses para um jantar em sua casa, servindo-lhes como refeição, o seu próprio filho Pélops em pedaços, para testar a clarividência dos deuses. Os convidados deram conta do crime de Tântalo, mas Deméter comeu o ombro de Pélops. Zeus ordenou que o corpo de Pélops fosse atirado a um caldeirão, onde Cloto, uma das Moiras, lhe devolveria a vida, substituindo o ombro por um de marfim.
Por esse crime Tântalo foi condenado ao suplício de fome e de sede eternas. Mergulhado em águas até ao pescoço, quando ele se debruçava para beber água, esta desaparecia. Por cima de sua cabeça, pendiam ramos de árvores com frutos saborosos, porém o vento retirava do seu alcance sempre que tentava apanhá-los. O aviso dos deuses ficou na memória de todos: todo ser humano que provar da ambrosia dos deuses seria condenado ao suplício de Tântalo.
A família de Tântalo e seus descendentes foram amaldiçoados. Sua filha Níobe que tivera 7 pares de gêmeos, perdeu todos os filhos devido a doenças terríveis. De tanto chorar ela se transformou numa gruta de pedras de onde descia uma cachoeira de água salgada. Depois de resuscitado, Pélops foi entregue a Poseidon que o criou até tornar-se um grande herói. Porém a profecia dizia que ele se tornaria um rei, mas jamais se livraria da maldição lançada sobre todos os descendentes de Tântalo.
Não seria mais inteligente ler a Bíblia Sagrada , do que estas " estórias" sem pé e nem cabeça ? Mas, ler a Bíblia sem a lupa dos teólogos.
ResponderExcluir