OGUN E O SEGREDO DO FERRO
Na terra criada por Obatalá, em Ifé, os òrìsàs e os seres humanos trabalhavam e viviam em igualdade. Todos caçavam e plantavam usando frágeis instrumentos feitos de madeira, pedra ou metal mole. Por isso o trabalho exigia grande esforço. Com o aumento da população de Ifé, a comida andava escassa. Era necessário plantar uma área maior. Os òrìsàs então reuniram para decidir como fariam para remover as árvores do terreno e aumentar a área da lavoura.
Ossaiyn, o òrìsà da medicina, dispôs-se a ir primeiro e limpar o terreno. Mas seu facão era de metal mole e ele não foi bem sucedido. Do mesmo modo que Ossaiyn, todos os outros òrìsàs tentaram, um por um, e fracassaram na tarefa de limpar o terreno para o plantio.
Ogum, que conhecia o segredo do ferro, não tinha dito nada até então. Quando todos os outros òrìsàs tinham fracassado, Ogum pegou seu facão, de ferro, foi até a mata e limpou o terreno. Os òrìsàs, admirados, perguntaram a Ogum de que material era feito tão resistente facão. Ogum respondeu que era o ferro, um segredo recebido de Orunmilá. Os òrìsàs invejaram Ogum pelos benefícios que o ferro trazia, não só à agricultura, como à caça e até mesmo à guerra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário