Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. (amigos nós não temos pop ups por favor deixem o seu ADblock desativado para nosso site pois isso nos ajuda muito a manter a Arcanoteca)

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Menu Alquimia: Para que servem os Exercícios Básicos do Hermetismo?

PARA QUE SERVEM OS EXERCÍCIOS BÁSICOS DO HERMETISMO?



Original do ótimo blog: Teoria da Conspiração 

"MDD, me explica algo:
Me impressiona muito todos esses exercícios colocados no site, e os colocados no Arcanum Arcanorum. Parece algo impressionante que nos motiva a explorar o invisível.
Mas, falta algo fundamental: PRA QUE SERVE TUDO ISTO? VOCÊ DÁ O EXERCÍCIO MAS NÃO DIZ PARA QUE SERVE!
Praticar os exercícios de visualização, da vela, diário do sonho, projeção astral, tudo isto: Vai nos fazer Feliz? Nos fará nos conhecermos melhor? Fará nos sentirmos mais vivos? Encontraremos nosso “Anjo Guardião”? E que diabos é isso afinal? Como uma pessoa pode se motivar a atingir um objetivo se ele não foi descrito com precisão?
Enfim…se puder responder….

Salve, pequeno gafanhoto!

Pela sua pergunta, sinto que está tão perdido que não sabe nem por onde começar pois os exercícios não possuem relação com as perguntas que você fez… você pergunta se alguma coisa “vai te fazer feliz?” quando você nem sabe o que te deixaria feliz ou o que você quer. Antes de eu perguntar se “saltar de paraquedas vai me fazer feliz?” eu deveria perguntar “Eu gostaria de saltar de paraquedas?” pois as respostas para estas perguntas são diferentes para cada pessoa… O hermetismo não ensina um “Caminho único para a felicidade”, quem promete isso (e nunca entrega) são as religiões dogmáticas, que fazem você se tornar um cachorro amestrado. O Hermetismo providencia FERRAMENTAS para que você mesmo faça a transformação dentro de você e descubra o que você precisa para Realizar sua verdadeira Vontade. O “Encontro com o Anjo Guardião” não é algo que se aprenda em um cursinho de final de semana, mas o resultado final de meses; as vezes ANOS de aperfeiçoamento das suas próprias potencialidades, e MESMO estes exercícios não são garantias de que vai funcionar para você especificamente, porque o Caminho para CADA pessoa é diferente e único. Os exercícios ajudam na DESCOBERTA de cada caminho.

Todos os exercícios básicos de hermetismo existem como bases para o desenvolvimento dos sentidos que na maioria das pessoas estão adormecidos ou sequer foram explorados. São os primeiros passos para afinar seus sentidos de modo que possam aproveitar melhor e conversar melhor com os Grandes Símbolos Arquetípicos.


Exercícios de Visualização são exercícios para treinar a sua mente a projetar objetos no campo mental/astral. Quando se pede para alguém imaginar um pequeno ratinho dançarino bailando diante do teclado ou sobre um móvel próximo de onde você está por, digamos, dois minutos sem parar, a imensa maioria das pessoas comuns não é capaz disso. Por que? porque não possuem mais imaginação; não conseguem construir formas abstratas mentais e muito menos animá-las e muito menos ainda manter o pensamento por um período curto de tempo. Estes exercícios servem para fortalecer a visualização/concentração, que é o primeiro passo dentro do hermetismo e da Capacidade de CRIAÇÃO. Os grandes artistas são capazes de “enxergar” suas obras em suas mentes muito antes de dar a primeira pincelada no papel. Um arquiteto consegue enxergar um edifício no espaço conforme vai traçando suas portas e janelas; um atleta consegue realizar suas acrobacias em sua mente inúmeras vezes antes de executá-la. Um executivo consegue visualizar em sua mente todas as metas traçadas no papel e como cada recurso será administrado em cada etapa do desenvolvimento de um projeto; um médico bem sucedido consegue visualizar em sua mente cada etapa de uma cirurgia e todos os pontos que podem dar errado, bem como o que faria para corrigi-los.

Uma pessoa sem imaginação é um zumbi sem capacidade para criar seu próprio futuro, pois não é capaz de VISUALIZAR suas próprias ações e construções. Um líder é, antes de tudo, um visionário e, por visionário, digo “aquele que visiona”, ou quem é capaz de enxergar através da janela de HEH até a Sabedoria de Hochma. A Visualização é o Exercício básico de HOD, pois ele nos dará o domínio cada vez maior sobre nossas formas.

O Exercício da Vela lida com “limpar a mente” e com “manter a Vontade” em um objetivo. Nestes dias de Twitter e Facebook, a atenção das pessoas está pior que a de um peixe dourado e sua capacidade de focar em um objetivo ou se concentrar está cada vez mais rara. Até mesmo textos grandes como os que eu coloco aqui no teoria da Conspiração ficaram fora de moda… o fácil agora é ficar passivo escutando algum “youtuber” falar e falar… Quando o estudante acalma a mente em sua meditação e limpa os pensamentos, ele começa a identificar o que é um pensamento real e o que é ruído do dia-a-dia. Conforme mantém a concentração por mais tempo, mais facilmente consegue limpar o que não é essencial de seus objetivos.

Alinhamento dos Chakras é um exercício composto de respiração, meditação e visualização criativa que faz com que consigamos nos centrar no AQUI e AGORA do nosso corpo. É um exercício que possui muitas variações e que serve para acalmar a mente de todos os distúrbios do dia-a-dia e pensamentos corrosivos que atrapalham a pessoa de FOCAR naquilo que deseja estudar ou trabalhar. Serve para manter a concentração e limpar pensamentos poluídos.

O Templo Astral é um exercício mental que trabalha ao mesmo tempo a memória, visualização criativa e subconsciente. Ao colocarmos na forma de SÍMBOLOS nossos medos, desejos, problemas e soluções, o Templo Astral nos ajudará a interpretar estes símbolos e a nos conhecer melhor. Nosso “local seguro” onde podemos meditar, estudar e nos acalmar, além de construir formas-pensamento que trabalharão junto conosco em nossos trabalhos práticos. Por exemplo, se você escolhe representar um relacionamento seu com uma árvore plantada no jardim de seu templo, seu inconsciente conecta este símbolo com aquilo que você vivencia no dia a dia. Se o seu relacionamento está ruim, a mente inconsciente automaticamente transforma aquela forma e aquela árvore apresentará problemas, podendo murchar, envenenar-se ou escurecer; por outro lado, se seu relacionamento está fruitivo, a árvore também estará próspera e vistosa. Todos estes símbolos, uma vez colocados em seu templo Astral, operam independente da sua vontade consciente, trazendo do seu interior mais verdadeiros símbolos que seu consciente pode interpretar, por isso é um exercício tão importante manter e trabalhar um Templo Astral.

O Diário Mágico é um nome bacana para o “Journal” que todo cientista deve fazer. Ele traz anotações sobre seu dia-a-dia, como um diário onde você anotará todo o seu progresso no seus estudos, emprego, vida emocional e espiritual. Com ele pode-se acompanhar o próprio caminho e traçar as diferenças entre quem você é hoje e quem você era um ano atrás. Sem o Diário mágico, nossa mente e memórias nos pregarão muitas peças e distorções que acabam atrapalhando o real conhecimento de quem somos.

A Cruz Cabalística e o Ritual Menor do Pentagrama utilizam-se de todos os exercícios acima para traçar um “Local Seguro” astralmente, limpando a área onde você o realiza contra quaisquer interferências astrais, mentais ou emocionais. É o Exercício mais importante dentro do hermetismo pois cria um espaço ideal para meditação e trabalhos dentro de qualquer Egrégora.

Todos estes exercícios podem ser encontrados no meu curso gratuito de Exercícios Básicos de Hermetismo, no Eadeptus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário